Consulta Preventiva Infantil

Consultas médicas programadas (também chamadas consultas preventivas) proporcionam aos pais informações sobre o crescimento e desenvolvimento dos seus filhos. A Academia Americana de Pediatria recomenda que, após o primeiro ano de vida, as crianças sejam atendidas pelo seu médico em consultas de saúde preventivas aos 12, 15, 18, 24 e 30 meses de idade e depois anualmente até os seis anos de idade. Recomenda-se então que a criança vá ao médico aos oito e depois aos dez anos de idade. As consultas podem ser feitas com maior frequência com base nos conselhos do médico ou nas necessidades da família.

Em cada consulta, são realizadas diversas medições e procedimentos preventivos e vacinações são aplicadas a depender do cronograma. A altura e o peso são verificados e a circunferência da cabeça é medida até a criança atingir 36 meses de idade. Um bom crescimento é um dos indicadores de que a criança apresenta uma boa saúde geral.O médico também monitora se houve progressão do desenvolvimento da criança ( Desenvolvimento infantil) desde a última consulta. O médico pode, por exemplo, querer saber se uma criança de 18 meses de idade começou a falar ou se uma criança de seis anos de idade começou a ler algumas palavras ( Marcos do desenvolvimento dos 18 meses aos seis anos de idade*).

As consultas preventivas devem incluir exames da visão e da audição. Quando a criança tem aproximadamente três ou quatro anos de idade, os exames de visão incluem a utilização de tabelas e aparelhos para exames. É possível que algumas crianças precisem que seu sangue seja verificado em busca de sinais de anemia ou de elevação na concentração de chumbo.

A segurança da criança é abordada durante as consultas preventivas. As questões de segurança específicas se baseiam na idade da criança. Por exemplo, no caso de uma criança com seis anos, a conversa pode se concentrar na segurança ao andar de bicicleta

Os pais podem ajudar a prevenir obesidade e diabetes tipo 2 estabelecendo padrões alimentares saudáveis e promovendo a prática regular de exercícios. Os pais devem oferecer às crianças uma variedade de alimentos saudáveis, incluindo frutas e verduras, além de fontes de proteínas. Refeições regulares e pequenos lanches nutritivos encorajam uma alimentação saudável até mesmo em crianças pré-escolares mais exigentes. Embora as crianças possam durante algum tempo evitar alguns alimentos saudáveis, como brócolis ou feijões, é importante continuar a oferecê-los. Além disso, os pais devem limitar o consumo pela criança de sucos de fruta que, apesar da sua origem aparentemente saudável, são quase totalmente água com açúcar. Algumas crianças perdem o apetite na hora das refeições se tiverem bebido suco de frutas em excesso. Os pais devem orientar as crianças a comerem com menos frequência lanches e alimentos que têm um alto teor de calorias, sal e açúcar.

Fonte

Consulta Preventiva Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo