Como prevenir a Leucemia

Não está claro o que causa a leucemia mieloide aguda. A maioria das pessoas que contraem leucemia mieloide aguda não têm fatores de risco conhecidos, por isso não há maneira de prevenir as leucemias.

O tabagismo é o fator de risco controlável mais significativo para a leucemia mieloide aguda, e parar de fumar reduz o risco de uma pessoa contrair a doença. É evidente que os não tabagistas são muito menos propensos do que os fumantes a desenvolver muitos outros tipos de câncer, bem como doenças cardíacas, acidentes vasculares e outras doenças.

O tratamento de alguns tipos de câncer com quimioterapia ou radioterapia pode provocar  leucemias secundárias (pós-tratamento). Os pesquisadores estão estudando como tratar esses cânceres sem aumentar o risco de leucemia secundária.

Evitar produtos químicos cancerígenos conhecidos, como o benzeno, pode diminuir o risco de contrair a leucemia mieloide aguda. Mas, a maioria dos pesquisadores concorda que a exposição a produtos químicos ocupacionais ou ambientais representa apenas uma pequena fração dos casos de leucemia.

Fonte: American Cancer Society (21/08/2018)

Como prevenir a Leucemia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo